sábado, 2 de maio de 2009

Pontos turísticos não convencionais.

Tá bom!!! Eu sei que disse que não iria escrever esse fim de semana, mas, acho mais do que justo mostrar para todos que o Rio não se resume apenas a Corcovado e Cristo Redentor!
Sempre que eu tiver a oportunidade, postarei sobre os pontos turísticos que normalmente não fazem parte dos passeios turíscos do turista que vem para o Rio. Alguns podem até não ser considerados pontos turísticos, mas, para mim são, e, quem quiser me visitar aqui no Rio com certeza vai conhecer esses lugares!

Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga ou Feira de São Cristovão.
Aqui no Rio carinhosamente apelidada como a Feira dos Paraíbas. Fica no Campo de São Cristovão na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Além de ser uma excelente opção de passeio, mostra a diversidade cultural dos nossos compatriotas do Norte e Nordeste do país.
Na feira temos diversas atrações musicais com dois palcos muito bem localizados ao redor dos 34 mil metros quadrados com cerca de 700 barracas.

Logo na entrada da feira nos deparamos com as duas coisas me mais me chama a atenção na feira, uma estátua de cobre em tamanho natural do "Gonzagão"

E uma placa com um aviso no mínimo intrigante. Tá eu sei que estamos no Rio de Janeiro, mas não é para tanto não? Choro de rir toda vez que vejo essa placa!





Ótima não???


Temos também é claro a comida típica do norte e nordeste. Eu aconselho sempre a comprarem nas barracas menores, pois é quase 50% mais barato que nas barracas restaurante, que só tem como diferencial o ar condicionado.



Eu sou um viciado em acarajé, aliás se eu pudesse viveria de acarajé!!! Olha que delícia esse que comi hoje!!! Hummmm...





Olha a cara de alegria do Paurioca com o seu acarajé







E temos os doces... Mas um conselho de amigo, doce nordestino é doce mesmo!!! Não é como chocolate, mação do amor ou goiabada. Como a maioria deles é feito a partir da cana de açúcar, coco, e, doce de leite, aconselho apreciar com muita parcimônia, pois, além de serem bombas de açúcar, se você for com muita sede ao pote, pode se engasgar... Esse doce se chama Coxão de Moça, é uma mistura de quebra queixo com doce de leite... Sem dúvidas uma combinação perfeita!!!






E por fim temos a literatura de cordel! Uma cultura que está novamente entrando nos estados do sudeste e sul do país através dos estudos dos grandes escritores de cordel como Castro Alves, Leandro Gomes de Barros, e, Gil Vicente.





Comprei um hoje de Fernando Paixão entitulado: Zumbi dos Palmares - Herói Negro do Brasil. Vou colocar um techo do texto escrito em Sextilha que rima e conta a história do maior ícone negro brasileiro.


"Oh! Musa da poesia
Eu te peço inspiração
Como deste a Catro Alves
Da-me a iluminação,
Pra escrever neste cordel
Capítulos de escravidão.

A minha intenção primeira
É falar da resistência,
Valor supremo da raça
Que em meio à violência
Defendeu a sua honra
Com bravura e eloquência.

Essa raça que pagou
O preço que não devia,
Foi vítima da crueldade,
Horror e selvageria.
Viu seu povo sucumbir
No laço da fidalguia.

A humanidade jamais
Vai livrar-se dessa mancha;
Na consciência do homem
Esse pecado se arrancha,
São nódoas da nossa história
Que nem o tempo desmancha.

E falarei de zumbi
Bravo herói de pele escura,
Líder maior do seu povo
Contra a vil escravatura;
Da raça negra é o símbolo
Da resistência e bravura."

Lindo não? Se quiser ler mais é só comprar um, na Feira de São Cristovão cada cordel custa R$ 2,00.

Para maiores informações sobre essa Feira maravilhosa, eu sugiro que a visitem, pois as informações via web não conseguem descrever a maravilha que é estar no nordeste no meio do Rio de Janeiro!
O endereço da feira é: Cpo S Cristóvão, 87 Rio de Janeiro - RJ, 20921440 - (0xx)21 2589-8141.



2 comentários:

  1. Paulistano que mora no Rio?
    Kramba Flávio! Que novidade pra mim!

    E especial em saber que vc é blogueiro!!
    Bom, eu também sou há tempos!

    Bjocas!

    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha!!! Fui meio sarcástico né?

    ResponderExcluir